quinta-feira, 13 de junho de 2013

Propagandas



“Goze nas praias nos próximos feriados. Mappin apresenta, em uma das mais finas coleções da cidade, os últimos estilos Jantzen e Madson para 1934. Para senhoras, costumes em Jersey de lã de bonitas cores. Para meninas, costumes Manson, lindos estilos em várias cores com interessantes aplicações. Mara crianças, Maillots de malha de lã."

13 de março de 1934.




Achei interessante essas propagandas que remetem a vinda dos turistas para as Praias na época

“Quer divertir-se com um desembolso insignificante? Compre um Ford a prestações nos agentes autorizados Tobias de Barros & Cia”.

2 de março de 1924.




Grade Desfile de Moda, 1959

“Finalmente hoje veremos às bordas da piscina de águas claras em frente ao Grande Hotel do Guarujá o desfile de modelos...”

Assim dizia a reportagem do jornal Folha da Manhã do dia 17 de janeiro de 1959, em que o próprio padre Dom Domênico promovia tal evento de moda pelo segundo ano, juntamente com um jantar dançante em prol da construção do Hospital Santo Amaro. A matéria trazia que todos os convites tinham sidos vendidos, visto que era uma apresentação com modelos em plena temporada de verão mantidas pelo glamour da elite industrial paulistana que investiam na aquisição de imóveis deste balneário. As famílias de posses de São Paulo anunciavam nas colunas sociais dos jornais sua estadia em Guarujá como um evento de esplendoroso requinte (Era o facebook da época).

É um fato maçante porém que ainda frustar saber que o hospital Santo Amaro foi erguido com donativos filantrópicos angariados através de boa vontade e da mobilização de um religioso prudente e perspicaz. Mas nos dias de hoje, onde vivemos numa geração que “fantasia o politicamente correto”, ainda deixamos a desejar com a saúde pública.



Nenhum comentário:

Postar um comentário