quarta-feira, 12 de junho de 2013

CÔNEGO DOMÊNICO RANGONI - Dom Domênico



CÔNEGO DOMÊNICO RANGONI - Dom Domênico

O Cônego Domênico Rangoni nasceu na Itália, em Medicina, Província de Bologna, no dia 1º de março de 1915, filho de Ettore Rangoni e de Rosa Sarmenghi Rangoni.

Cursou os estudos em Bologna e Turim, onde foi ordenado Sacerdote, a 29 de junho de 1938, na Catedral de Turim, pelo Cardeal Fossati. Autorizado pelo Cardeal Nasalli Rocca da Diocese de Bologna, veio para o Brasil, para a Diocese de Santos.

No dia 6 de março de 1954, passou a ocupar o cargo de Vigário da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro, função que exerceu até 5 de janeiro de 1976.

DON DOMÊNICO, como é conhecido na cidade de Guarujá, atingiu logo o ponto alto de seu apostolado, quando inaugurou com a Bênção Solene do Bispo Diocesano, Don Idílio José Soares, a Matriz de Guarujá, que acabou de construir logo nos dois primeiros anos de seu ministério. Nesta oportunidade, o Bispo conferiu-lhe o título de Cônego.

Em seguida, dedicou-se à construção do Salão Paroquial e da Residência do Vigário. Dedicou-se, ainda, a construção da Capela Cristo Rei, na Praia de Pernambuco, da Capela São Pedro e São Paulo, na Praia da Enseada, e melhorou a Capela de Vicente de Carvalho.

Conseguiu, com o então Prefeito, Domingos de Souza, formar o primeiro Pronto-Socorro em Guarujá. Construiu a Creche "Ninho Maternal", pioneira na assistência aos menores, que, acolhidos em regime de semi-internato, recebem completa assistência (alimentar, educacional, recreativa e à saúde), inteiramente gratuita, além de proporcionar às mães a oportunidade de trabalho, para o seu sustento e o de sua família.

Em 22 de abril de 1962, inaugurou uma Maternidade e lhe foi conferido o título de Cidadão Guarujaense pela Prefeitura e Câmara Municipal de Guarujá. Partindo da Maternidade, com 100 leitos, prosseguiu a obra, ampliando-a e transformando-a em Hospital Geral, com 400 leitos. O Hospital leva o nome do Padroeiro da Paróquia de Guarujá, "Santo Amaro".

A seguir, construiu o Posto-Médico, na Praia do Pernambuco, obra que atende à população carente daquela praia e dos bairros adjacentes que se estendem até Bertioga. A assistência médica gratuita com distribuição de medicamentos e alimentos alcança a marca de cerca de 4.000 atendimentos/mês a crianças, adultos e idosos.

No campo educacional, construiu o Centro Educacional Don Domênico, onde funcionam: o Centro Comunitário Cultural; a Biblioteca Pública Cultural; a Escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; bem como a Faculdade de Educação, Ciências e Letras "Don Domênico".

A fim de auxiliar os serviços sociais do Hospital Santo Amaro, fundou o "Voluntariado de Assistência Social de Guarujá", constituído de um grupo de senhoras que, diariamente, dedicam seu trabalho, gratuitamente, ao nosocômio.

Durante 15 anos, exerceu a função de Presidente do Mobral em todo o município de Guarujá. Em outubro de 1983, através de carta enviada pelo Cardeal E. Martinez, recebeu de Sua Santidade, o Papa João Paulo II, elogios e uma Benção Especial pelo trabalho social de Desenvolvimento em Guarujá. Sua Santidade, o Papa João Paulo II, tomou ciência das atividades sociais desenvolvidas por Don Domênico através de uma Brochura das Obras que lhe foi entregue "em mãos", por sua Excelência Dom Lucas Moreira Neves, então Secretário do Sacro Colégio, no Vaticano, e, hoje, Arcebispo Primaz da Bahia.

Faleceu em São Paulo, em 8 de novembro de 1987, vítima de câncer.


RECONHECIMENTO

As atividades de Don Domênico em prol da comunidade proporcionaram-lhe muitas comendas, medalhas e títulos, entre os quais:

- O título de CÔNEGO, conferido pelo Bispo Diocesano, Don Idílio José Soares, a 13 de agosto de 1957.

- O título de CIDADÃO GUARUJAENSE, concedido pela Câmara e Prefeitura Municipal de Guarujá, a 22 de abril de 1962.

- PARADIGMA DO LEONISMO - Mérito Distrital - Associação Internacional de Lions Clube-Governadoria do Distrito L 16 - São José dos Campos - em 20 de março de 1975.

- MEDALHA LEGISLATIVA DO MÉRITO DO TRABALHO, concedida pela Câmara Municipal de Guarujá, em 1º de maio de 1975.

- MEDALHA PERO VAZ DE CAMINHA - Instituto Geográfico, Histórico e Cultural "Pero Vaz de Caminha"- São Paulo-SP, em 21 de abril de 1976.

- MEDALHA E DIPLOMA DA ORDEM DO MÉRITO DA AERONÁUTICA - concedido pela Presidência da República do Brasil, entregue em Brasília, a 23 de julho de 1980.

- MEDALHA E DIPLOMA DO MÉRITO NA ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE - conferido pelo Ministério da Educação e Cultura, entregue no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, no dia 4 de março de 1985, pelo então Vice-Governador Orestes Quércia.

- QUADRO DE HONRA AO MÉRITO - concedido pela Comunidade de Guarujá, através de seu Prefeito Municipal, Maurici Mariano, em 4 de maio de 1987, por ocasião do Jubileu de Prata de funcionamento do Hospital Santo Amaro, de Guarujá.

- SÓCIO HONORÁRIO do Instituto Histórico e Geográfico Guarujá/Bertioga, desde 21 de dezembro de 1974.

- MEMBRO DO CONSELHO DIRETOR da Sociedade Amigos de Bairros da Praia de Pernambuco - Guarujá/SP






Obras Assistenciais Ninho Maternal 


Don Domênico na praia com banhistas, foto extraídas de uma revista da biblioteca da cidade de Guarujá


Madre Maria, Julia Tybor , Dr. Moacyr Melzer, Irmã Joselina, Don Domênico, ao fundo, Leôncio, em frente à mesa, Maria Helena, Maria Thereza, instrumentadora CCir., irmã Zoé, Dr.Paulo K. Soejima. Natal funcionários do Hosp.Santo Amaro!

Um comentário:

  1. ...o conheci pessoalmente....mas eu era pequeno na epoca.Ele nao so ajudou muita gente, mas tambem enriqueseu muita gente.

    ResponderExcluir